Como a tecnologia pode ser aplicada no mercado contábil?

Tecnologia aplicada no mercado contábil

Historicamente a evolução da tecnologia tem mudado o mercado contábil.  Porém  a chegada de uma nova geração de tecnologia com software de plataforma em nuvem, desenvolvida para unir clientes e contadores em uma única ferramenta, promete transformar de uma maneira nunca vista esse mercado no Brasil.

Por consequência alguns conceitos antigos do profissional contábil, principalmente os que atuam em empresas de contabilidade, precisarão ser revistos.

Se você está pensando em estudar para ser um profissional deste ramo ou já é um empreendedor neste mercado, é importante aprender sobre como as ferramentas mais modernas podem auxiliar nas rotinas do dia a dia, potencializando a performance do seu negócio.

A contabilidade digital é uma realidade. Já se foram os dias em que os profissionais da área usavam canetas, papel e calculadoras. Esse processo de mudança irá dominar o mercado, proporcionando facilidades para além da sua imaginação e se apoia em mecanismos  muito mais avançados do que você imagina.

A tecnologia da informação tem impactado os processos contábeis de uma maneira muito positiva. Pois o mercado contábil convencional sempre foi caracterizado por operações manuais e burocráticas.

Como este ramo se relaciona intimamente com empreendedores,  principalmente Mpe (Micro e pequenas empresas) qualquer avanço nessa área terá um impacto positivo na gestão dos pequenos negócios, podendo potencializar esse segmento que é tão importante para economia do País.

Ferramentas melhoram a performance contábil

Com o uso das novas tecnologias voltadas para a gestão financeira e contábil em plataforma única, é justo dizer que a performance das empresas de contabilidade serão drasticamente potencializadas, bem como a precisão no campo contábil, reduzirão a índices insignificantes as margens de erro nas operações contábeis.

Os contadores que optarem em continuar utilizando planilhas eletrônicas manuais para registrar dados, tendem a comprometer ainda mais a produtividade e rentabilidade de seus negócios, podendo inclusive expor suas empresas de contabilidade, até mesmo ao risco de extinção.

Benefícios É possível afirmar que a contabilidade digital, proporcionará para contadores e empreendedores de MPE, elevação a um patamar de excelência na gestão de seus negócios.

Também não é demais afirmar que por consequência, a chegada dessas novas tecnologias, influenciará diretamente no fortalecimento dos empregos no país, uma vez que mais de 50% dos empregos de carteira assinada estão lotados em MPEs.

Outro aspecto importante, para clientes e contadores, é que a tecnologia em nuvem, não exige investimentos significativos em  hardware.

Contabilistas não serão mais trituradores de números como antigamente, bem como simples zeladores de obrigações acessórias.

O avanço tecnológico mudará esse cenário. Em vez disso, os profissionais contábeis passarão a atuar como consultores operando em tempo real, junto aos seus clientes, dando conselhos, desenvolvendo novos processos, além de proporcionar informações possíveis de transformar os negócios dos seus clientes.

É preciso reconhecer a tecnologia como uma oportunidade Os contadores precisarão adotar os rápidos avanços na tecnologia contábil, se quiserem permanecer relevantes no setor.

Isso inclui manter-se atualizado com as tendências tecnológicas. Para atuar como um consultor em seus clientes, existe uma longa lista de assuntos que um contador do futuro  precisará dominar, entre elas eu destacaria conhecimentos em marketing, negócios, finanças, gestão de negócios e muito mais.

O mercado contábil está mudando, que ações você vai tomar?

Deixe uma resposta