Perfil do novo contador

Frente ao atual momento econômico, o contador do futuro ideal é aquele profissional que consegue ser flexível, atualizado e preparado para enfrentar um mercado onde a competição e novidades surgem a cada dia.

Entretanto, o perfil do novo contador não se resume apenas nessas três qualidades.

E diante de todas as necessidades exigidas desse profissional desde a chegada de novas tecnologias, surge o desejo de definir melhor o seu papel na contabilidade.

Portanto, criamos esse artigo para ajudá-lo a entender quais características e atribuições você precisa para se destacar no mercado atual. Confira.

O que é o contador do futuro?

O contador do futuro é muito diferente daquele profissional que funciona como um mero encarregado de registrar manualmente cada ocorrência contábil de uma determinada empresa.

Em um momento onde o conhecimento é tão importante, para ser caracterizado como um profissional atualizado é preciso ter atenção à alguns pontos:

  • Estar sempre em busca de inovação.
  • Se posicionar no centro e na liderança dos processos contábeis;
  • Estar consciente da sua responsabilidade social e profissional;
  • Ter formação cultural acima da média, estando sempre atento ao que acontece ao seu redor (comunidade, estado, país e até mesmo no mundo);
  • Participar de eventos do nicho, para promover sua permanente atualização profissional;
  • Desenvolver a contabilidade digital através do entendimento de como operar softwares diversos;
  • Estar por dentro de todas as novidades do mercado e pronto para implantá-las quando necessário, como é o caso, por exemplo, do BPO financeiro.

Sendo assim, é preciso esquecer a imagem de um profissional que permanece apenas em um escritório, cercado de papéis por todos os lados, e visualizar o contador do futuro como ele realmente é: um profissional com perfil dinâmico.

Características essenciais do perfil do novo contador

No tópico anterior, deixamos claro algumas coisas que o contador deve fazer para ser considerado um bom profissional.

Entretanto, ainda é necessário alcançar o perfil ideal para garantir que todos os serviços citados antes serão feitos da melhor maneira.

Portanto, descreveremos aqui o perfil do novo contador, para você descobrir quais os seus pontos fortes e o que precisa mudar.

Primeiro de tudo, é necessário ter um perfil estudioso, mas só isso não é o suficiente.

Além de capacidade de automotivação e resiliência, o profissional contábil precisa ter desenvoltura em relacionamentos interpessoais.

Isso porque o mercado demanda pessoas que saibam fazer a ponte entre o departamento contábil e outras áreas da empresa, como o marketing, operações ou vendas.

Outro ponto importante é que o contador do futuro precisa ter conhecimento além da sua própria área.

É claro que não precisa fazer um estudo profundo sobre todos os temas, mas é sempre bom saber um pouco sobre administração, economia, direito, estatística e tecnologia.

Ao desenvolver uma visão global, o contador consegue adquirir competência para analisar criticamente as organizações e compreender ações, a fim de antecipar e promover transformações positivas para as mesmas.

Tendências que você deve seguir

Além de ter o perfil do novo contador, é preciso seguir algumas tendências caso você queira oferecer o melhor dos seus serviços.

Toda essa preocupação em oferecer sempre o que há de mais atualizado chama a atenção de clientes e, consequentemente, promove o sucesso do seu negócio.

Veja agora 3 tendências que você deve seguir para ser um contador do futuro.

BPO financeiro

Basicamente, o BPO financeiro é a prática deterceirizar as tarefas financeiras. Muitas MPE’s estão buscando esse serviço atualmente, devido a comodidade que ele proporciona e a economia.

Portanto, modificar o seu escritório contábil para conseguir realizar serviços de BPO é sinônimo de alcançar mais clientes no mercado.

Além disso, o BPO financeiro também é muito positivo para o próprio escritório de contabilidade.

Afinal, ele  promoverá mudanças para automatizar as tarefas contábeis mais comuns do dia a dia. Conseguindo, otimizar o tempo do contador e da sua equipe.

Contabilidade Digital

A contabilidade digital é aquilo que vai mover seu escritório para frente. Isso porque trata-se de uma modalidade de contabilidade no qual, todos os processos contábeis são realizados pelo meio digital em conjunto com a internet.

Os softwares de gestão financeira – bem como programas para armazenar dados, digitalizar documentos – otimizam os serviços do contador. Assim como, oferecem mais qualidade aos mesmos.

Tudo isso permite que o profissional tenha mais tempo para desenvolver suas competências e se torne um contador do futuro.

Contabilidade Consultiva

Ao deixar que os softwares realizem as tarefas mais repetitivas e burocráticas, o contador passa a ter um papel muito mais estratégico para seus clientes.

Na contabilidade consultiva, o objetivo do contador passa a analisar os dados financeiros para auxiliar nas tomadas de decisões.

Mantendo os gestores informados sobre os planos econômicos e melhorando o caráter competitivo do seu cliente.

Buscar se tornar o contador do futuro não é um mero pretexto para alcançar mais clientes.

Mas sim um desejo de profissionais que desejam qualificar seus serviços e adquirir mais valor frente à um mercado tão competitivo.

Portanto, não hesite em desenvolver suas potencialidades com as dicas e informações que trouxemos aqui!