Qual o papel do contador nos dias atuais?

Papel do Contador

Quando se pergunta sobre o que os contadores que atuam em escritório de contabilidade fazem, as respostas costumam mencionar papéis como:

  • Zeladores de obrigações fiscais;
  • Síndicos de obrigações acessórias
  • Emissores de guias etc…

As reais funções desempenhadas por esses profissionais, muitas vezes,são esquecidas ou não são bem compreendidas.

A contabilidade está completamente interligada a novas ferramentas nos dias de hoje.

A tecnologia desempenha um papel vital no atual ambiente de negócios, que vive em constante mudança.

Não há dúvida de que a área Contábil faz parte desse ecossistema empresarial.

Nos últimos anos, houve mudanças significativas neste mercado. Para uma performance contábil positiva, cada vez mais os contadores têm apostado em aplicativos e softwares.

Porém  a chegada ao mercado contábil de novas tecnologias em plataforma única, onde é possível conectar clientes e contadores num mesmo sistema em nuvem, prometem revolucionar novamente o mercado.

Pois proporcionarão pela primeira vez uma integração em tempo real.

O papel do profissional na contabilidade digital

O papel tradicional do contador que atua em empresa de contabilidade, que executa os registros de maneira convencional. 

Tem sido na maioria das vezes,  prestar informações aos entes da federação através das inúmeras obrigações acessórias, e produzir balancetes.

Muitas vezes após o prazo ideal, para auxiliar os empreendedores das MPEs (Micros e Pequenas Empresa) na tomada de decisão.

Mas a partir da chegada ao mercado de mecanismos tecnológicos que permitam que o contador atue em tempo real, já é possível que um bom contador olhe para diferentes maneiras de melhorar essa relação com seu cliente.

Pois é possível agregar mais valor para o cliente, reduzindo retrabalho e garantindo melhores resultados financeiros para ambos.

Para servir o propósito real da contabilidade, sempre será exigido dos profissionais dessa área a ajuda e orientação aos seus clientes para tomar as melhores decisões.

Um bom contador ajuda o cliente a entender as consequências futuras de suas decisões e a pensar mais a frente, tudo isso fica facilitado com a contabilidade digital.

Esse indivíduo emprega grandes conhecimentos em seu trabalho, com base nas experiências do mundo corporativo.

Usando suas habilidades e compreensão íntima da empresa e do ambiente em que opera, contadores profissionais nos negócios realizam tarefas desafiadoras.

A produção da contabilidade em tempo real, aliado a formação em contabilidade, faz o contador adotar uma abordagem pragmática e objetiva para resolver problemas, com ganho de produtividade no trabalho, economia de tempo e recursos da empresa.

Auxílio das novas ferramentas na contabilidade Digital

A tecnologia auxilia na criação de relatórios sobre o desempenho da equipe do escritório, sobre a rentabilidade dos clientes e os custos de cada funcionário e cliente.

Você como contador ou sócio de escritório de contabilidade, vê a necessidade de apoiar as rotinas e processos em ferramentas tecnológicas para obter a melhor performance contábil.

Os avanços também ajudam o contador a criar registros financeiros de forma mais eficiente, mais rápida.

Quando as informações são inseridas em bancos de dados, o software transforma os dados em informações valiosas para o negócio.

Isso reduz a papelada e o risco de perder dados em qualquer circunstância, proporcionando a economia de tempo e dinheiro.

A aposta do momento para auxiliar contadores e clientes, são softwares que  irão unificar a utilização de ambos em um único ambiente em nuvem.

Emissões de Notas, captura de Xml, interações como open banking, emissões  balancetes online, são alguns dos benefícios proporcionados por essa tecnologia.

Mas não para por aí, tecnologias como inteligência artificial, Big Data e blockchain, prometem revolucionar definitivamente o mercado contábil, como nunca se imaginou antes.

E o mais impressionante é que com a velocidade que o mercado de tecnologia atua, essas mudanças começarão a nos atingir muito antes que possamos imaginar.

Portanto… Você contador ou empresário contábil, está ciente das ferramentas tecnológicas que irão transformar a sua profissão?

Certamente você já compreendeu que essas tecnologias são  extremamente valiosas para o ganho de produtividade e redução de custo.

Então, vamos lá conhecer profundamente essas tecnologias!

Deixe uma resposta